terça-feira, 27 de maio de 2014

Escolhendo o perfume


Imagine-se comprando um perfume que lhe agradou muito, a loja é em um shopping que fica a 30 minutos da sua casa, você prova o perfume na sua pele, o compra e é necessário somente o tempo de chegar em casa para se arrepender da compra.  O que aconteceu? O perfume mudou?

A resposta é positiva, ele mudou sim. E para evitar arrependimento que muitas vezes são caros, é preciso conhecer um perfume por completo, em todas suas notas.

Notas?

Um perfume é composto por combinações de óleos essenciais variados que juntos formam a fragrância final, contudo, eles são pensados de forma que a combinação de óleos faça o cheiro variar de acordo com o tempo, de acordo com o grau de volatilização de cada um deles (O QUE É ISSO?). Isso quer dizer que os cheiros diferentes do perfume evaporam em velocidades diferentes.

Em todo perfume, os primeiros óleos que evaporam são os responsáveis pelo que chamamos de notas de saída, que ficam por cerca de 15 minutos. Esse é o cheiro que você vai sentir quando a vendedora colocar o perfume na sua pele (NA PELE!!!!!!, NÃO COMPRE PERFUMES SENTINDO O CHEIRO EM PEDAÇOS DE PAPEL), e normalmente é aquela fragrância que dá um frescor imediato, a primeira impressão que você vai ter sobre um perfume.

Nesse momento, se você estiver em um Shopping, aproveite para ir comer, ver outras lojas e volte à loja de perfumes cerca de uma hora depois, ou compre no outro dia. Porque esse tempo todo?
Depois que as notas de saída evaporarem, você começa a sentir o as notas de coração (ou de corpo, dá no mesmo)As notas de coração começam a ser liberadas com o aquecimento do corpo, e ficam no corpo por cerca de 40 minutos, podendo ficar até uma hora, de acordo com a fragrância.

Então depois desse tempo, você começa a sentir as notas de fundo, são as notas que permanecem no corpo por mais tempo, até por horas, dependendo da fixação do perfume e do seu corpo (sim, a fixação também pode variar de pessoa pra pessoa). Então se você está comprando um perfume pra usa a noite, tenha paciência para escolher, assim você vai saber o cheiro que vão sentir em você. 

A partir de agora pense assim, o cheiro que você sente na hora que experimenta na loja é o que vão sentir em você logo depois que você se veste para sair, ainda em casa. As notas de coração é o que devem sentir durante o caminho até o local ou logo quando você chegar e as notas de fundo é o cheiro que vão sentir em você o resto da noite, então para evitar qualquer incômodo, na hora de comprar, vá sem pressa para saber a experiência completa que o perfume pode proporcionar a você.

PS.1: Nem pense em escolher perfume sem o provar antes, simplesmente porque a fragrância ficou boa em outra pessoa. Os cheiros são influenciados pela pele de quem usa.
PS.2: Quando estiver testando, sempre antes de sentir fragrâncias diferentes, cheire grãos de café para anular o cheiro do perfume anterior, se a loja não tem (sai correndo e procura outra loja) serve cheirar um pouco de tecido limpo.
PS.3: Não é aconselhável provar mais de três perfumes no mesmo dia, pois seu nariz acaba juntando memórias olfativas dos outros cheiros, mesmo se você usa o café ou algum outro elemento para anular os cheiros.

Experiência própria: SEMPRE PROCURE NA INTERNET. Estou esses dias buscando um perfume novo, e me sentindo muito direcionado a comprar um perfume importado. Nas lojas físicas ele está até 50 reais mais caro do na internet.

Para finalizar uma questão:
Perfume importado (original) ou nacional?

Eu, como estudante com pouco dinheiro todo mês prefiro escolher os perfumes importados, que são mais caros. E qual a lógica nisso?

Compro um perfume da Natura, Boticário, Jequiti (que nem é nacional, eu acho), Avon e tenho que desembolsar o valor completo de uma vez só, no máximo parcelam em duas vezes. Eu prefiro pagar um valor um pouco maior (muitas vezes nem tão maior) parcelado em seis, oito, algumas vezes em até doze vezes, o que permite que eu planeje minhas finanças melhor.


Bom pessoal, essa é a minha lógica. 
Se quiserem ler um pouco mais sobre perfume, o Diego, um dos colunistas do blog Moda para Macho escreveu um guia bem detalhado sobre isso. Além disso, o Caio Mecca é uma pessoa a ser seguida no youtube na hora de aprender mais um pouco. 

Lojas na internet, eu costumo ver preços na SéphaSephora e na Perfumes de Grife.

Bom pessoal, comentem se gostaram, se não gostaram também. Qualquer dúvidas postem nos comentários, inclusive podem pedir reviews de perfume, alguns já estão feitos e serão postados em breve.

Até amanhã. 


                                                                Imagem do site http://www.nopatio.com.br/moda/beleza-moda/perfume-masculino-%E2%80%93-saiba-como-usar/
                                                                Caso seja proprietário da imagem e sentir-se lesado, entrar em contato que a mesma será retiada o mais rápido 
                                                                possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário