quarta-feira, 24 de junho de 2015

Etiqueta no trabalho



Não quero começar esse post dizendo o que é etiqueta, quero somente iniciar dizendo que quem é bem educado não precisa aprender sobre etiqueta, mas como as pessoas não são iguais, lá vamos nós.

Falar em etiqueta, e consequentemente educação, em um ambiente de trabalho pode um caminho para manter seu trabalho, ou para conseguir um novo. Então no final você comenta me agradecendo.

O que eu costumo ver diariamente nos ambientes de trabalho dos quais eu participo é uma falta de profissionalidade imensa, vinda de muitas partes. Mas nesse contexto, aprendi muito com meus chefes e uma das principais lições foi saber SEPARAR AS VIDAS.

Isso mesmo, o objetivo desse post é aconselhar você que está lendo a ser um adulto profissional e separar completamente sua via pessoa da sua vida profissional, e saber portar-se da maneira certa no ambiente de trabalho.

Chegou ao trabalho, seja POLIDO. Fale com todos, mas seja sutil. Ninguém quer ser abraçado por todo mundo, e mesmo que queira, o ambiente de trabalho não é o local certo para isso. Deseje bom dia e pronto.

Siga para a sua estação de trabalho e a patir daí faça aquilo para o qual você está sendo pago.

Lembre-se, salvo trabalhos com redes sociais, você não está sendo pago para ver SEU Facebook, para compartilhar fotos no Whatsapp, nem para ficar conversando com seus colegas de trabalho.  Faça isso somente quando o seu trabalho estiver finalizado. Haverão muitas situações em que você estará mais livre, com tempo para isso. Aproveite este tempo para planejar seus próximos trabalhos, esse planejamento vai fazer com que você ganhe muito tempo.

Dois pontos são muito importantes para manter um ambiente de trabalho saudável: Saiba a diferença entre colega de trabalho e amigo, e chefe e amigo. 

Colega de trabalho pode até ser amigo, mas no ambiente de trabalho ele está lá para, junto com você, fazer a empresa funcionar. Ele está lá para manter um emprego, muitas vezes não uma amizade, e isso pode ter peso em momentos de decisão. Entçao seja técnico e profissional. 

O mesmo se aplica ao seu chefe. Ele não é seu amigo, ele é um profissional que está sendo pago para fazer um trabalho, e você deve seguir as regras. Entenda a linha hierárquica de onde você está trabalhando e siga. 

Acha que algo está errado? Fale de maneira formal, educada e clara. Não coloque carga emocional desnecessária e muito menos pense que problemas seus podem ser justificativas que devem ser ouvidas por todos ao seu redor. 

Respeite seu ambiente, o ambiente de quem está ao seu lado. Respeite a hierarquia e lembre-se dos seus deveres e direitos. 

Amigo é amigo, colega é colega, chefe é chefe, e não fode com sua vida misturando tudo. Seja profissional.



Fonte da imagem: http://www.msarh.com.br/blog/mercado-trabalho/qualidade-do-ambiente-de-trabalho.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário