sexta-feira, 13 de junho de 2014

Peças de couro novas por mais tempo


Todo mundo tem em casa alguma peça de couro legítimo (e se não tem, acho bom providenciar) e que acaba usando pouco. Essas peças (sapatos, cintos, sandálias) acabam perdendo o formato e se você não tiver sorte até mofando se não forem bem cuidadas.

Eu não costumava acreditar que encerar os sapatos fosse algo que realmente fizesse a diferença, inclusive eu somente colocava hidratante no couro e mais nada.

Primeiro: de vez em quando é bom passar um pouco de hidratante em peças de couro, o que faz bem para a conservação, mas as ceras são um fator decisivo para manter as peças como novas por mais tempo.

Segundo: USE A CERA DA COR CERTA. Porque eu estou dizendo isto? Eu costumava comprar uma incolor para todas as minhas peças (pretas e marrons) com a ideia de economizar. O que aconteceu? 

Acabei gastando mais dinheiro comprando depois uma preta e uma marrom, já que a cera incolor deixava meus sapatos hidratados, mas com uma impressão de enrugado.

Se você tem peças de couro já percebeu que com o tempo ele vai vincando, ganhando dobras, assim como a nossa pele. Se você tem uma peça de couro preta e coloca a cera incolor, você simplesmente vai realçar essas rugas.

Como aplicar a cera?

Bom, vou colocar isso por desencargo de consciência, até porque é meio lógico. São dois passos: passar e lustrar.

Pode aplicar com os dedos mesmo. E espera secar, fica opaco. Para lustrar você tem duas opções: usar uma escova de cerdas macias, apropriadas para o trabalho, ou então uma simples flanela. Mas caso utiliza a flanela, tenha cuidado para não retirar cera em excesso.

É assim que eu faço usando a cera em pasta. Mas você também tem a opção de usar a cera líquida. Qual a diferença e quando você vai escolher por cada uma delas?

A cera em pasta é bem mais reparadora. Quando você deixa seu sapato muito tempo guardado, ou ele está muito arranhado, aconselho a pasta. Já para aquele reparo diário, se você faz questão de sair todo dia com um sapato impecável, pode passar duas vezes por semana, até menos, a cera líquida. A aplicação é mais simples, ela já vem com o aplicador (uma espuma). É simplesmente apertar, espalhar, retirar o excesso e esperar secar.

Aconselho que tenham ambas em casa. Mas como a ideia é economizar, comprem preferencialmente a cera em pasta. Eu uso a marca Nugget, acho que nem conheço outras marcas. A cera custa cerca de 4 reais e dura muito. Não duvido que dure cerca de dois anos, já que você não vai utilizá-lo sempre, somente quando perceber que precisa, e eu falo isso para pessoas que usam peças de couro (no meu caso o sapato) com frequência.


Por hoje é isso, vejo vocês amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário