segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Conhecer a indústria da moda pode fazer você economizar



Nesse texto você vai aprender como funciona a indústria da moda, como ela chega no Brasil, e principalmente, como utilizar esse conhecimento ao favor do seu bolso na hora de sair às compras.

Bom pessoal, para começar a tratar sobre qualquer roupa que pode se tornar um bom investimento temos que entender a indústria da moda no mundo e lembrar de que pouco se cria, a maior parte se copia.

Lembram de uma cena no filme O Diabo veste Prada (deveria citar o livro mas não o li ainda, se alguém quiser me enviar, tô aceitando) em que a Miranda fala sobre a cor da roupa da Anne Hathaway e termina dizendo que ela está usando aquela tonalidade de azul por que alguém escolheu tal tonalidade ao invés de outra, que foi apresentada ao mundo em um desfile de grande marca, depois foi para as roupas RTW (prontas para usar, do inglês ready to wear), passando então para a loja de departamentos em que ela comprou, achando que não havia sido influenciada pela grande indústria.

Bom, é exatamente desse jeito, sem tirar nem pôr (ao menos que você produza seu próprio tecido, o pinte e depois costure a sua roupa, você está seguindo o que a Miranda disse e é um “escravo” dessa indústria).
Pensando nisso, em primeiro lugar vamos saber que nem todas as roupas que estão em um desfile serão colocadas à venda. Aquele desfile com roupas que parecem naves espaciais é na verdade uma forma do estilista apresentar as tendências que serão utilizadas na confecção de roupas RTW.

Então a partir de agora, quando você ver um desfile no jornal, vai passar somente a prestar atenção em detalhes como cor, padrões de estampas, comprimento da calça, altura do cós, tamanho de mangas e detalhes afins.

Outra coisa que você deve lembrar: Você não tem poder para escolher as roupas que vão chegar até as lojas (a menos que você seja dono de loja, e muito influente nesse mundo, mas como o público leitor do blog não é esse, pode parar com esse devaneio agora), então quando for comprar não adianta querer inventar moda.

Vamos agora direto ao assunto, para usar o que o mundo da moda nos dita, precisamos saber o que está sendo feito nos grandes desfiles. Se a ideia é economizar, vamos saber que roupa comprar e a durabilidade das roupas, sabendo como repeti-las e combinar bem as peças.

Se você é uma daquelas pessoas que fica cheia de frescurinhas por ter que repetir uma roupa, esse não é o lugar para você, porque ou você tem muito dinheiro ou está cheia/o de dívidas.

Voltando, vem a pergunta: Como seu vou saber quando uma roupa é durável?

Primeiro você vai analisar a qualidade da roupa, e para isso vai ler esse post AQUI.

Depois vai saber por quanto tempo a roupa vai ser usável.

O que eu quero dizer com usável?  Me refiro aqui a peças que tenham uma vida útil grande, e cujo visual seja sempre atual (talvez sempre não, mas vamos pensar no maior tempo possível). Mesmo que você tenha uma roupa com tecido impecável, não vai querer usar algo que ninguém está usando (se acha que eu tô errado te desafio a usar uma calça boca de sino que comprou em 2002).

Um padrão de roupas, com cores, texturas e tonalidades, tende a durar cerca de dois anos, então você pode comprar uma boa camisa agora e utilizá-la tranquilamente nos próximos 24 meses, claro, resguardando para que ela não fique surrada.

Bom, agora vem o segredo: Gente, as roupas que compramos hoje para usar em uma determinada estação foram pensadas mais de um ano atrás, e os padrões se repetem.

Quer um exemplo, estou agora escrevendo esse post e coletando dados sobre a coleção que estará à venda no fim do ano. A coleção foi apresentada no Brasil em eventos como Rio e São Paulo Fashion Week em abril de 2014, baseada na coleção que foi apresentada nas passarelas da Europa e EUA em Junho de 2013. Como vocês podem ver isso? Comparem algumas dessas imagens abaixo:


A primeira foto é da semana de moda de Londres, apresentada em junho de 2013 a segunda do São Paulo Fashion Week de abril de 2014. É fácil perceber padrões semelhantes, que se repetem, que são inspirações (a primeira foto é da coleção Primavera/Verão de Alexandre Herchcovitch (Brasil) e a segunda do desfile  Calvin Klein). 


Nas imagens acima, a primeira é da coleção de Phillip Lim e a segunda da Colcci BR, também com cerca de 8 meses entre os desfiles. 


Se você acha que essa diferença é percebida somente na moda masculina, aqui temos alguns exemplos de moda feminina. A primeira foto é do desfile da Carolina Herrera, coleção Primavera/Verão 2014 e a segunda da mesma coleção, mas no Brasil, da grife Tufi Duek, com lacuna de tempo de 8 meses também. Aqui se percebe claramente um padrão de cores e formas a serem seguidos. O estilista, para a coleção apresentada no Brasil deixou as cores mais vivas, mas ainda assim seguindo o mesmo padrão para a estrutura da roupa e para a 


Nas imagens acima podemos ver também uma certa semelhança, nesse caso está bastante mais fácil de percebe as texturas, sem falar das padronagens de tons que estão colocados juntos com o preto. A primeira foto é da coleção  Primavera/Verão 2014 da Calvin Klein, apresentado na semana de moda de Londres em junho de 2013. A segunda foto é da mesma estação, apresentada no Brasil em 2014 na coleção do estilista Reinaldo Lourenço. 


Então para economizar vamos pensar assim: Você pode hoje pesquisar e saber o que estará sendo usado até o fim do próximo ano.

E como você pode usar isso a seu favor agora? Gente, Julho e Agosto são meses de PROMOÇÕES. As compras são mais fracas então pode passar em lojas em que você costuma comprar e começar a prestar atenção, essa é uma boa época para comprar.

Ai você vai argumentar que essas roupas são o “resto”. Que nada, você tem que saber escolher, e é a hora de pechinchar e saber escolher as peças por qualidade também. Um exemplo: A Damiller, marca presente em praticamente todo o país, faz aqui na minha cidade (campina Grande) queimas de estoque todo ano em julho e janeiro (ao menos tem feito isso nos dois últimos anos) e é uma época ótima para comprar peças duradouras. Agora você tem que escolher bem, e para isso vá atrás de informações sobre as próximas estações.

Nisso eu vou ajudar vocês (e a mim também, claro), nos próximos dias eu vou postar um texto com o que vale a pena procurar nas liquidações de agora e que poderão ser utilizadas no próximo ano, as peças-chave que vão ser usadas todo dia, aquém da estação, com as cores e padronagens que vão se repetir. E se quiserem começar a pesquisar roupas para comprar esses dias, podem começar já com as dicas acima, já que todas são tendências para os próximos meses. 

Bom pessoal, por hoje é isso. Espero que aproveitem as dicas.
E caso queiram alguma dica ou algo do tipo, podem comentar a vontade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário