terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 dicas para não parecer um idiota na entrevista de emprego


O blog é baseado na ideia de viver bem com pouco dinheiro, mas vamos ser sinceros, queremos que o  "pouco dinheiro" seja uma situação temporária, e ao meu ver a melhor forma de mudar essa situação é conseguir um emprego legal, ou uma promoção no emprego que você está.

Para isso é necessário, via de regra,  trabalho e muito poder de convencimento. Pensando nisso, depois de pesquisar um pouco, eu resolvei passar um pouco da minha experiência em como se preparar para uma entrevista de emprego.

Para ajudar, aqui vão dicas de como se prepara pra ir a uma entrevista de emprego, o que todo mundo deveria saber antes de chegar lá.

# Dica 1: Saiba o que querem de você.

Quando você se candidata a um emprego tem que, obrigatoriamente, saber exatamente o que vai fazer no cargo. Então estude com muito afinco as características do emprego, juntamente às da empresa que está contratando.

Ao mesmo tempo que você vai estudar sobre isso vai mentalmente responder a algumas questões que, mesmo que não te perguntam, você precisa estar consciente da resposta. Aí vão elas:

Porque você deve ser contratado? O que te faz melhor do que os outros candidatos?

Essas questões têm que ser respondidas sem que você use frases feitas, sem nenhum clichê. Nenhum contratante vai querer ouvir mentiras, muito menos um discurso bonitinho em que você responde superficialmente e não fala nada de importante. Não seja prolixo, não minta, e acima de tudo, lembre-se que o entrevistador acha que você é substituível, cabe a você provar que a vaga deve ser sua.

PS.: Sim, naquela entrevista, é totalmente substituível, baixa a bola então.

Nesse momento eu estou considerando, claro, que você está realmente preparado para esta vaga de emprego, que tem um bom currículo e que quer mesmo fazer isso.

Outra coisa importante: Ninguém quer ouvir suas lamentações, então se você está sem dinheiro, na sarjeta, na pior, não vai ser isso que vai te garantir uma vaga.

# Dica 2: Conheça a empresa.

Você vai ter que pesquisar o máximo possível, não somente do cargo, como eu citei acima, mas também todos os detalhes possíveis sobre o que a empresa faz, como ela lida com outros setores da sociedade, os trabalhos paralelos que realiza. Também é bom saber quem serão seus chefes, o que eles fazem, qual o perfil de pessoas e relações que a empresa nutre.

Hoje em dia isso é muito fácil de descobrir, nada que uma boa busca na internet não resolva rapidamente. Quando conhecer a empresa vai saber também em que essa empresa já esteve presente em sua vida, de qualquer forma. Se você vai trabalhar com um produto tem que saber sobre esse produto, se você já o usou ou algum similar. E saber dos DETALHES. Ninguém quer um empregado que saiba nada somente superficialmente.

 Fuja da MEDIOCRIDADE.

# Dica 3: Conheça o estilo dos empregados.

Se você vai buscar trabalho em uma empresa repleta de executivos usando terno, você não vai usando sua camisa do lanterna verde. A ideia é essa. Você como empregado não tem um estilo próprio, por enquanto. Sua personalidade tem que aquela que a empresa procura e que se dane se você achar que está sendo um vendido.

Se você acha que um certo estilo destoa de você, com o tempo, depois de empregado, você vai achar uma adaptação para casar o que você quer com o que você precisa.

Nessa hora você pode estar achando que eu estou dizendo para você se vender, esquecer sua personalidade... e daí, tô mesmo, mas somente no começo. Ninguém vai querer uma pessoa que bate de frente logo de cara com tudo que a empresa prega. Então deixe o seu orgulho em casa e saiba que você não estará se desrespeitando, somente vai esperar o tempo certo para, da forma correta, trazer traços da sua personalidade para o ambiente de trabalho.

Resumindo: ADAPTE-SE VOCÊ, dificilmente vai conseguir mudar uma empresa por completo.

# Dica 4: Esteja bem vestido.

Escolha corretamente as roupas que vai usar na entrevista. Saiba exatamente como o seu perfil pessoal se encaixa no que a empresa prega. Se for homem, veja se os funcionários têm barba (já trabalhei em uma empresa em que não era permitido), esteja ciente da forma como eles se vestem, como se comportam frente aos chefes.

Você não precisa estar com a roupa de marca, a roupa mais cara para impressionar, mas via de regra, lembre-se que a sua roupa tem que estar LIMPA e BEM PASSADA. Exato, cheiro bom e sem a impressão de que você não está preparado.

Saiba usar a roupa. Essa afirmação parece louca, mas é certa. Se você, mulher, está com salto alto, tem que saber caminhar com ele para não ficar parecendo uma pata andando desengonçada. Se você, homem, está de terno, tem que saber usá-lo, desabotoar o terno quando sentar. São detalhes lógicos que você não pode deixar passar. Qualquer ponto que conte ao seu favor é valioso nessa hora.

Roupa boa não precisa ser cara, só precisa ter caimento. O que é isso? Você não pode ir para uma entrevista com aquela roupa que fica torta no seu corpo e que dá a impressão que foi uma herança daquele seu tio-avô gordo que morreu há cinco ano.  Para isso vale o investimento em uma costureira que deixe esse terno do seu tamanho. Mesmo se você está com um terno recém comprado, dificilmente ele vai ser perfeito para você, faça uso do serviço de costureiras, ou aprenda a costurar, para deixar a roupa melhor em você.

# Dica 5: Não esteja suado.
                
Tá, suar é normal, mas ninguém quer ver uma pessoa suada, como se tivesse acabado de correr uma maratona, sentado à sua frente para lhe pedir emprego (a menos que você seja um treinador de equipe de corrida, nesse caso esqueça isso).

Se você pensa nisso, inicialmente escolha o desodorante, use um antitranspirante de fragrância suave. Você não vai quere que o cheiro do seu desodorante se espalhe pela sala, assim como também não vai querer que o seu perfume faça isso.

Escolha um perfume sóbrio. Essa dica serve para homens e mulheres: Não use perfumes para noite, as fragrâncias têm que ser sóbrias, e não podem aparece mais do que você. E acima de tudo, você está ali para conseguir um emprego e não um casamento.

Voltando ao suor, essa questão tem a ver com a sua preparação para a entrevista. Você tem que saber o horário e quanto tempo vai demorar para ir da sua casa para o local da entrevista, e nesse momento imagine o pior engarrafamento possível. Se você não tem carro, cuidado para não suar demais usando transporte público. Eu acho que nesse momento vale a pena investir um pouco e ir de taxi, ou então ache algum amigo ou familiar que tenha carro e consiga uma carona.


Nesse momento, chegue com antecedência. Sou professor e não admito atrasos de pessoas que vão apresentar trabalhos, imagina aqueles entrevistadores que estão esperando por você e cuja resposta pode mudar sua vida. 

Pessoal, acho que essas cinco dicas se resumem à duas palavras: BOM SENSO

Até a próxima, e comentem a vontade.



As imagens foram tiradas dos sites que seguem : http://pt.wix.com/blog/2014/01/entrevista-emprego-telefone/ e  http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/album/2013/05/14/veja-os-7-erros-mais-comuns-durante-uma-entrevista-de-emprego.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário