sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PDSE CAPES: O que eu preciso saber?




Bom, como já citei anteriormente, o PDSE é o programa da CAPES que me permitiu agora estar em Saint Louis estudando. Ficarei aqui por 5 meses. E tenho visto muita gente com dúvida sobre o processo, e mais gente ainda reclamando dos técnicos da CAPES que são especialistas em não responder o que você precisa saber. 

Todos que querem se inscrever tem que saber que essa é a forma menos burocrática de você, aluno de doutorado, fazer um estágio fora do país. Esse período pode variar de 4 a 12 meses. 

Como funciona o processo? 

Inicialmente, deve saber que os programas de pós-graduação tem direito a duas cotas de 12 meses para usar por ano. Isso quer dizer que dois alunos podem viajar e passar um ano fora, ou essas cotas podem ser divididas entre mais alunos de forma a dar oportunidade a mais pessoas, isso varia de programa para programa, no meu caso, ficarei somente 5 meses, até porque estou no início do doutorado. 

Sim, comecei meu doutorado em fevereiro de 2014, e antes que algúem diga que não poderia por não ter qualificado o projeto, pode ler direitinho lá e ver que isso não é um pré-requisito obrigatório. 

Como as cotas pertencem a sua pós-graduação, então pode haver uma seleção interna, ou não, no meu caso não houve pois não havia mais interessados. Havia duas cotas e inicialmente duas pessoas, eu era o segundo. Depois concordamos que a minha cota seria dividida para mais pessoas, visto que eu não precisaria desse tempo todo, sem falar que isso poderia prejudicar meu cronograma de coleta de dados. Bom, mas de qualquer forma, vocês tem que saber que a seleção é interna. Você com seus colegas de classe. 

Feita a seleção, você vai preencher uma ficha de cadastro no site da CAPES ( não vou colocar nenhum link porque depois que vocês ganharem a vaga, a sua pós faz tudo isso) e começar a correr pra conseguir os documentos. 

Depois de preenchido, a pró-reitoria vai precisar homologar sua inscrição. O responsável vai lá e vê o seu nominho e dá o ok. As vezes é bom pegar no pé deles, pois conheço gente que levou um chá de cadeira grande nessa parte. Feito isso, seu contato com a universidade para tratar sobre isso praticamente acaba e tudo será resolvido com a CAPES. 

Você receberá um e-mail com a confirmação e cerca de um mês depois vai receber uma carta de confirmação. Essa carta chega na sua UNIVERSIDADE. Você assina a última folha, envia pra CAPES pelo correio e também o documento digitalizado. 

Nesse momento, você já recebeu alguns contatos do seu técnico da CAPES cobrando documentos. Mande o mais rápido possível. 

Gente, até aqui passaram-se cerca de 3 meses. É normal. 

Depois disso, vão mudar o sistema pelo qual lhe atendem. Você vai começar a ter suas perguntas respondidas mais prontamente. Provavelmente vão pedir novamente seus dados bancários, mas isso é um bom sinal, seu dinheiro está para chegar. 


Pessoal, importante. Até agora você não precisa ter VISTO nem PASSAPORTE, mas é bom que já estejam com eles prontos, pois demora pra conseguí-los. Outra coisa, pode juntar dinheiro pra adiantar esses documentos. A documentação pra minha viagem saiu por cerca de 1000 reais, totalmente oriundos da minha bolsa. 

Feito isso, vamos aos valores.

Você vai receber inicialmente :


  • O valor da passagem de ida (se você for ficar 12 meses) ou de ida e volta (se você for ficar até 6 meses).
  • O equivalente a uma mensalidade (que varia se você vai pra EUA, Europa, ou outro lugar, e varia até de cidade para cidade, em alguns casos) para você se instalar. Isso mesmo, comprar roupas, algo que você necessite, alguma mobília para sua casa nova, essas coisas. 
  • O valor do seguro saúde. Eu recebi todo de uma vez, mas tenho a impressão que quem vai ficar os 12 meses recebe mensalmente. Caso eu esteja errado, me corrijam nos comentários. 
  • O valor equivalente aos três primeiros meses no país que você escolheu. Isso mesmo só vai receber dinheiro novamente depois de três meses. Então CUIDADO PARA NÃO GASTAR MAIS DO QUE DEVE. Você não vai ter a casa da mamãe para correr se o dinheiro acabar  

Além disso, se você for ficar por mais de 6 meses, vai receber um cartão do BBaméricas (não sei se é o mesmo pra o pessoal da Europa) no qual serão depositadas as bolsas seguintes. Pelo que eu li, só vai poder desbloquear o cartão quando chegar no páis que vai ficar, mas também não tenho tanta certeza sobre isso.

Caso você fique até 6 meses, se prepare, pois você vai ficar mais pobrinho. O restante do valor é depositado na sua CONTA NO BRASIL. Isso mesmo, vamos ter que pagar o IOF.  É isso mesmo, e como desde janeiro desse ano os cartões de débito, aqueles cartões de viagem, também tem o mesmo imposto dos cartões de crédito, pode se despedir de uma pequena bolada, pois quase 10% do seu dinheiro vai ficar pelo Brasil. Além disso saibam que a CAPES nos paga em dólar comercial e nós temos que comprar dólar TURISMO, cerca de 10 centavos mais caro. Então bom economizar que a bolsa vai ser reduzida.   
Pessoal, passando pra corrigir um erro. Fui ver hoje o depósito da CAPES e realmente, ficamos pobrinhos somente pelo IOF, o valor é depositado mesmo em dólar turismo, a preço de venda. Então fica a correção e a dica para ficarem sempre olhando o valor do dólar. 

O dinheiro provavelmente será depositado na sua conta um mê antes de viajar, e ele vem no mesmo dia da sua bolsa CAPES. 

Para receber, você precisa ter enviado os documentos que afirmam que você vai ficar sem bolsa no Brasil enquanto estiver fora. Mas muito cuidado na hora de pedir isso. Peçam para os responsáveis na sua pós redigirem um documento que afirme que sua bolsa va ser SUSPENSA (já vi gente entregar documento dizendo que seria cancelada) durante o período de vigência do PDSE, e deixe o período claro, assim no mês que você viajar ainda receberá a sua bolsa normal, visto que essa bolsa é referente ao mês anterior. 

Pessoal, espero ter ajudado. 
Qualquer pergunta podem deixar nos comentários, e em breve vou postar os trâmites que tive que passar para conseguir meu visto de estudante nos EUA. 

Até mais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário