quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Impressões de um brasileiro nos EUA




Passados alguns meses, já posso dizer que viver em outro país já se tornou algo natural, o período de achar tudo novo já acabou e agora é hora de tentar observar e quem sabe até entender algumas diferenças entre o Brasil e os EUA.  

Sei que é comum a qualquer pessoa que mude de páis começar a tecer comentários que muitas vezes dão a impressão que o estão no melhor lugar do mundo, quando comprado com o o Brasil, e isso também passou pela minha cabeça, mas tentei me conter e deixar esse tempo de abestalhamento passar. Passou e agora eu posso realmente ver que estou atualmente em um páis anos luz de distância do Brasil, mas que tem muita coisa parecida, então qualquer um que pense nisso e que queira se meter a analista, aconselho a observar o assunto por partes. 

A primeira impressão ao chegar aqui foi muito boa, visto que viajei no inverno e optei por comprar as roupas aqui. Foi uma escolha sábia, economizei muito dinheiro, inclusive aconselho a qualquer brasileiro que tenha o costume de comprar roupas de marca a juntar um pouco de dinheiro e vir, ao menos a cada dois anos, trocar o guarda roupas aqui. E se acha que vai ficar usando roupas ultrapassadas, dá uma olhada nesse post e você vai saber como escolher roupas para esse período. 

Além de roupas, produtos de beleza são extremamente mais baratos, nos próximos post vou fazer alguns reviews sobre os que eu comprei por aqui e tratarei sobre isso, mas mesmo com esses preços, vamos pensar em produtos de qualidade e com baixo preço, mesmo aqui. 

A minha grande surpresa quando cheguei aqui foi a forma como fui tratado por todos que conheci, desde o momento que coloquei o primeiro pé no aeroporto. Foi surpreendente a gentileza com que sempre fui tratado. 

Esses dias conversava com um brasileiro que também mora aqui e ele me falou o mesmo. Tenho a impressão que todos buscam sempre tentar ajudar a todos, porém o que diferencia do Brasil é que não há uma necessidade de ser amigo de alguém para ter uma ajuda diferenciada, ou um tipo diferenciado de tratamento. Possivelmente alguém encontre pessoas que hajam de forma diferente por aqui, mas as pessoas com as quais convivo se mostram sempre abertas a uma ajuda real. 

Pensando nisso, outra coisa que se pode estranhar aqui é o desconhecimento dos "jeitinhos". Fila é fila, não importa se você é rico ou pobre, todos respeitam. E apesar de morar em uma cidade que ainda é reconhecida pela segregação racial, todos se respeitam, a filosofia do "cada um no seu quadrado" é aplicada, e funciona, aliás, funciona super bem. 

Os serviços públicos também, ônibus, metrô e avião, todos tem uma boa estrutura, ao menos para mim. Já vi os nativos daqui reclamarem de ônibus, mas são ônibus extremamente pontuais. Se você usar um serviço como o google maps e escolher uma rota de ônibus, pode ter certeza que ele não vai atrasar. Depois de três meses morando aqui, somente uma vez um ônibus atrasou, irritantes dois minutos... Sem falar que nunca precisei ir em pé em um ônibus. 

Quanto a educação superior e saúde, por mais que não tenhamos boa referências, não podemos reclamar. Aqui é relamente muito caro, e é um elemento que leva a diferenciação entre pobres e ricos. Um conhecido aqui precisou fazer um tratamento odontológico que na minha cidade custaria cerca de 500 reais, e pagou 1.300 dólares (cerca de 3.800 reais), dava pra comprar passagem de ida e volta ao Brasil e ainda pagar o tratamento em terras tupiniquins. 

Esse texto tem uma motivação final: Gostaria de fazer um pedido a qualquer brasileiro, no Brasil ou fora dele, que tem condições financeiras para morar fora ou para conhecer outro país: Deixe as comparações para você. 

Será inevitável comparar a sua vida fora do Brasil com sua vida no Brasil, mas você vai se tornar um chato se fizer isso todo o tempo. Eu comecei a me achar um chato por fazer isso, e olha que isso foi falando com um par de amigos. Aconselho a buscar observar os comportamentos que tornam esse país novo tão melhor que o Brasil e copiar para aplicar quando retornar. Sempre que vou ao laboratório, ou a qualquer outro lugar eu identifico coisas que poderiam fazer o meu cotidiano no Brasil mais produtivo, e vou copiar. Mas não vou copiar porquê é uma ideia norte americana, mas sim porquê a lógica me mostra que estava fazendo algo errado, e depois de conviver e perceber que o "certo" é melhor, posso copiar e obter sucesso com isso. 

Estou falando dos EUA porquê estou aqui agora, mas poderia estar olhando para a universidade em que estou indo participar de um congresso, a casa de um amigo ou familiar. Sempre que ver uma boa ideia, implemente-a na sua vida, vai que dá certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário