sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como (e quando) pedir meu passaporte?




O passaporte é o documento fundamental se você planeja sair do país. Mesmo sabendo que alguns países não exigem o documento para a sua entrada, é importante o ter pronto para aqueles momentos em que você vai viajar de forma inesperada.

Primeiro: O passaporte é emitido pela Polícia Federal, e você vai pagar por ele um valor de R$156,07. Bom, tirei o meu há um mês e paguei esse valor.
Um ponto bastante importante é referente ao tempo: DEMORA!!! Depois da entrevista é muito rápido para receber, mas tive que esperar quase um mês para a entrevista, para isso fui para a capital (João Pessoa), se quisesse marcar na minha cidade (Campina Grande), teria que esperar cerca de 50 dias para a entrevista.

O processo é bem simples, pesquisa no google o termo passaporte e já segue logo uma das primeiras opções, você vai cair nesse link aqui.  Para isso tenha em mãos alguns documentos:

#Identidade
#CPF
#Título de eleitor
#Certidão de casamento ou de nascimento (o último só para o caso de você ser menor de idade)
#Comprovante de quitação com o serviço militar (se for homem, claro)

Tendo todos esses documentos, só preencher todos os campos, o próprio site já faz parte quando você informa seu CPF. No final vem a parte mais difícil: conseguir uma boa data para a entrevista. 

Chegando na Polícia Federal foi tudo muito tranquilo, fotos tiradas, impressões digitais registradas e todos os documentos confirmados. IMPORTANTE: lembrem de levar os comprovantes de que votaram na última eleição. No site eles reservam cerca de 15 minutos para isso, mas não chegou a durar isso tudo. E por favor, SEJAM PONTUAIS.

Feito isso, você vai ter que esperar cerca de 15 dias para pegar o seu passaporte. Tudo também muito rápido, vão conferir que você é você mesmo e pronto.

O documento vale por 5 anos, e se você está com o dinheiro é sempre bom ter todos os documentos. Emergências sempre podem acontecer e você pode perder grandes oportunidades se um dia vier a precisar de um passaporte e não o estiver em mãos.

Pessoal, comigo foi assim. Qualquer pergunta, comentem.


Até a próxima. 

Pessoal, a imagem do passaporte foi retirada do site decolar.com, pesquisei no google imagens e essa foi uma das primeiras imagens a aparecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário