quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Por que manter o cabelo sempre com corte?



A resposta é clara: para não parecer que você é um despreocupado com sua aparência. 
Mas além de responder de forma direta, temos que pensar um pouco nesse motivo, e no que ele pode nos auxiliar em algo. 

Já escrevi aqui um post sobre a imagem que você passa para as outras pessoas e como essa imagem pode influenciar no comportamente de outros com você (dá uma olhada aqui). 

Pensando acerca de imagem pessoal, você tem que saber que o tempo todo você pode ser visto por alguém que tenha uma boa oportunidade para te oferecer, e uma das principais características nessa hora é o corte de cabelo. Não somente como uma moldura para o rosto, como também como forma de mostrar que você é preocupado, ou preocupada com a sua imagem. 

Nesse momento, os homens tem algumas vantagens, principalmente quando o assunto é o preço. Gente, mulher paga muito dinheiro pra arrumar o cabelo, qualquer visitinha a um salão e lá se vão 80, 100 reais, e isso pra o básico (momento em que eu penso seriamente em mudar de profissão). Então vamos ao assunto do post: Frequência de corte de cabelo. 

Cabelo, tanto feminino quanto masculino, precisa ter uma estrutura mantida com base em um bom corte, o que pode ser caro, então vamos a algumas dicas que eu aprendi observando e conversando com o cabeleireiro que cuida do meu cabelo já há seis anos. 

# Dica 1

Na hora de escolher um corte novo, vale muito a pena conversar com o cabeleireiro para saber como esse corte vai ficar dentro de duas semanas. Nisso é bom pensar também no seu tipo de cabelo, na forma como você cuida dele. Eu, por exemplo, já fui daqueles que gastavam um monte de dinheiro em cremes, agora só tenho um shampoo, que também promete ser hidratante. 

# Dica 2.
Quanto ao corte, e isso vale para homens e mulheres (principalmente se você está usando alguma tintura ou tipo de alongamento químico), saiba o tempo que esse corte ou tratamento vai durar mantendo o formato. Os bons profissionais vão saber te falar isso, e prever as mudanças de crescimento de acordo com a forma como o seu cabelo cresce (ao menos o cabeleireiro que eu frequento sabe). 

#Dica 3.

Para finalizar, pense que gastar dinheiro com cabelo é um investimento no seu visual. Vale a pena cortar alguns gastos e diminuir outros para passar por um bom profissional. Você pode dizer que vai ser caro, principalmente para as mulheres, mas se você escolher um profissional que cobre muito barato, pode acabar pagando esse preço depois. 

Eu frequento um salão em Campina Grande cujo proprietário corta meu cabelo há seis anos.  O Adriano (dono do salão das fotos abaixo) tem essas características. Ele atende tanto homens quanto mulheres e tem se aperfeiçoado para melhorar esse atendimento. 
Acho que da ultima vez que fui paguei 26 reais pelo corte (não lembro o preço exato), o que pode parecer alto, se comparar com alguns amigos que pagam 5 reais. Mas a diferença é que esses 5 reais são pagos a um profissional que nem sempre vai ter o conhecimento sobre o assunto, as vezes ele somente aprendeu vendo outro profissional e não se aprofundou o bastante. Além disso, você não vai estar correndo o risco de cometer grandes erros, já que o nome do profissional vai estar em jogo também. 



Há um tempo atrás passei cerca de um mês em uma cidade do interior em uma coleta do mestrado, acabei cortando o cabelo com um senhor dessa cidade, paguei 6 reais e me arrependi na hora que ele terminou. Olhei no espelho e vi a merda que tinha sido feita. Todo mundo que cortava com esse senhor acabava com o cabelo do mesmo jeito. Aprendi ai mais uma noção de economia que não valeu a pena. 

Antes que vocês falem algo, só citei o salão porque eu realmente o frequento. Como tudo que foi postado até hoje no blog, foram minhas opiniões e sem receber nada por isso (pelo contrário, eu paguei por tudo que comprei rsrs). 

Bom pessoal, acho que é isso. Vale a pena se preocupar mais um pouco com esse investimento que parece ser trivial e principalmente lembrar do noção de investimento. Lembrem-se que é a sua imagem que está em risco quando você escolhe profissionais ruins que podem mexer com a sua imagem. E que é mais barato gastar um pouco a mais com um bom corte, ou maquiagem, ou roupa, dependendo da situação, do que ser se tornar uma referência negativa para o seu chefe. 

Tá agora você fala que o seu trabalho é mais importante que o seu visual, é sim, verdade, mas não se engane pensando que o seu visual não conta. 
Dentro de alguns dias eu vou trazer um post com resultados de trabalhos acadêmicos que falam sobre a imagem e o reflexo disso em decisões de emprego, vocês vão se surpreender. 

Até a próxima. 




Pessoal, a primeira imagem eu montei de imagens quando pesquisei cortes de cabelo no google, e a segunda, do salão do Adriano eu peguei do facebook dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário